Minha sacola

    GESTÀO COLABORATIVA DO CONHECIMENTO EM REDE NA EDUCAÇÃO À  DISTÂNCIA

    Favoritar
    Ref:
    926794

    Por: R$ 89,00

    Preço a vista: R$ 89,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Esta obra apresenta práticas inovadoras de gestão do conhecimento e de inovação a partir de estudos que foram desenvolvidos em rede e praticados de forma colaborativa no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Esses processos foram criados desde a concepção da UAB e implementados no período de consolidação da modalidade de Educação a Distância nas universidades públicas brasileiras, que teve início no ano de 2006. Foram utilizadas técnicas de mapeamento cognitivo para desenvolver as análises, buscando-se a utilização desta experiência e a sua sistematização, para delinear o processo que recebeu o nome de Gestão Colaborativa do Conhecimento em Rede (GCCR), que utiliza as tecnologias da informação na gestão do conhecimento nas universidades. Após o mapeamento dos processos, realizados a partir da Universidade do Estado da Bahia, considerando a sua participação na UAB e a sua interação com as demais instituições que integram o sistema, foram realizadas reflexões com a utilização de modelos de análises, desenvolvidos para esse fim, a partir das quais foram considerados os aspectos legais e as diretrizes criadas pelo Sistema UAB, desde a sua concepção e que motivaram a sua morfologia de rede colaborativa de gestão do conhecimento. Foram analisadas, ainda, as práticas interativas nos processos de gestão do conhecimento, os quais foram desenhados em forma de mapas cognitivos, a partir dos referenciais teóricos que serviram de base. Os referenciais para o estudo das competências e do exercício prático da competência colaboração pelas instituições de ensino superior integrantes do Sistema, no seu dia a dia, foram o resultado do estágio de doutorado sanduíche, realizado na Open University, no Reino Unido, em 2013, do qual vieram também as discussões sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) e o aprofundamento das técnicas da cartografia cognitiva, amplamente empregada. Os procedimentos de gestão decorrentes desse processo foram registrados e analisados para dar-lhes maior visibilidade, buscando maior consistência à sua compreensão como processo gerencial e visando possibilitar o seu uso em prol da qualidade da gestão do conhecimento na educação superior a distância. Os resultados deixam evidente a existência de um processo inovador de gestão do conhecimento na universidade, que tem como base principal o exercício da competência colaboração e se concretiza por meio de uma rede de interações entre os componentes do sistema, utilizando comunidades virtuais na internet, criadas para esse fim, e outras estruturas de encontros presenciais sistematicamente realizados.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786555231526
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 0.2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas295
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2020
    Código Interno926794
    Código de barras9786555231526
    AcabamentoBROCHURA
    AutorRIBEIRO, SILVAR FERREIRA
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar